Concurso Nacional
“IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO”
Edição 2015-2016
 
 
Escola Secundária de Caldas das Taipas
 
 

 
Título: Sê cidadão e bate o pé à corrupção
Sinopse: Inspirado no mote da 4ª edição do Concurso Imagens Contra a Corrupção - "A PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO FAZ-SE POR TODOS, TODOS OS DIAS!", pretende-se neste vídeo, mostrar a força que o exercício da cidadania pode ter, se cada um no seu dia-a-dia, chamar a si a responsabilidade de combater a corrupção. Este vídeo apela à união de cidadãos e a uma conduta de envolvimento na luta de prevenção e combate à corrupção.

Memória descritiva: Após um tempo individual de pesquisa e reflexão sobre o tema da corrupção, seguiram-se momentos de debate, primeiro em grupos de 6 elementos e, por fim, no grupo turma. Debateu-se o tema e a mensagem e procedeu-se à elaboração do guião e respetivo storyboard. A turma do 11ºN de 24 elementos, solicitou posteriormente, a colaboração das turmas do 10ºL, 10ºM, 11ºJ e 11ºO, perfazendo um total de 112 alunos envolvidos. O vídeo foi realizado no âmbito das disciplinas de Design, Comunicação e Audiovisuais e de Técnicas de Multimédia com a orientação dos 2 respetivos docentes. Durante o processo de filmagem, estes contaram com a colaboração de mais 3 docentes e um funcionário da escola. O trabalho foi desenvolvido ao longo de 3 semanas, num total de mais de 40 horas. A ideia do slogan “SÊ CIDADÃO E BATE O PÉ À CORRUPÇÃO”, surgiu como forma de evoluir sobre a recorrente frase “Diz não à corrupção” que emerge em muitas pesquisas sobre o tema. Este vídeo ilustra, de forma literal, a nosso slogan.
Ciclo
ou nível de ensino:
Secundário
Autores: Realizado pelo 11º N (Curso Profissional Técnico de Multimédia), com a participação do 10º L, 10º M, 11º J e 11º O
Prof. responsável: Dalila Alves Durães
  Versão para download
(H.264 - HD 720p 25fps)



 
 
Título: Um fim de semana no oeste
Sinopse: Vídeo remetido pela Escola Secundária das Caldas das Taipas sobre o usufruto do prémio.

 

Regressar à lista de vencedores

 
 
  Informações sobre todas as edições do concurso
  Regulamento da edição 2015-2016 (vídeo)
  Regulamento da edição 2015-2016 (artes plásticas)
  ...
  Conselho de Prevenção da Corrupção
  Tribunal de Contas